Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Friday, August 11, 2006




Puma: Design e Estilo
A Puma é uma marca esportiva, mas como diz a reportagem da última Exame, talvez o esporte tenha se tornado uma desculpa para a marca. Hoje ela vende moda e estilo. Talvez boa parte das marcas hoje apostam nesta estratégia. A questão é saber como criar, desenvolver e gerir conceito e estilo.
O tênis se tornou obrigatório com o jeans e é usado numa boa com um bom blazer ou roupas mais formais. Tênis e terno para homens e tênis e jóias para mulheres. Todo bom fashionista tem vários pares para sair. Ruas, pistas e na noite. Os 'velhos' Adidas Originals estão de volta com os Converses e foram objetos de desejo da geração 80's e 90's e hoje são ícones dos alternativos e descolados de plantão. A Nike produz centenas de modelos novos todo ano. Alguns são best sellers, outros produzidos para mercados nacionais específicos ou em menor escala para alguns grupos jovens, como rappers, amantes do basquete ou hip hoopers, que cultuam a marca. Uma outra boa jogada são as edições limitadas, mais caras e dificeis de encontrar. Coisa de colecionadores e fãs de carteirinha destas marcas.
O que diferenciou a Puma de seus concorrentes diretos foi a idéia de reposicionar a marca aliando esporte à moda e estilo de vida, investindo em produtos com design mais arrojado, cool e com uma sofisticação clean. Buscou revistas de moda como a Vogue, merchandising em Hollywood, o toque de uma estilista antenada como Jil Sander e apostou na beleza sensual da top Christy Turlington. O tênis sempre dialogou bem com os pés das mais diferentes classes, como jeans... e o alto luxo não se envergonha de envergar tênis de pano ou reluzentes nos mais diferentes designs nas passarelas e editoriais.
O luxo se rendeu ao esportivo e casual e o jeans, a camiseta básica e o tênis se refinaram.
Hoje a Puma é uma 'coolbrand' sport-fashion com lojas conceituais e modernas, design premiado e dirigida a um público disposto a pagar mais por produtos de qualidade e beleza. As marcas jovens e esportivas lançam coleções que mesclam o conceito esportivo com o conceito da moda e do luxo. Alexander McQueen e Philippe Starck também desenham e assinam calçados para a Puma. E a Adidas não ficou para trás, contratou a estilista inglesa Stella McCartney para criar um novo conceito de roupas esportivas para o dia-a-dia, com preços de artigos superpremium para a marca. Mas aí já é outra história...

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