Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Wednesday, August 09, 2006



"Porque Eu Mereço!"
Quem não curte ser presenteado?
E quem não se convida as vezes e leva a si próprio para passear e se presentear no shopping mais próximo?
Mimos e regalos fazem bem ao coração e auto-estima. Presentes são carregados de afetos e valores emocionais.

Os segmentos do “masstige” não buscam apenas valores tangíveis: funcionalidade, tecnologia avançada e qualidade superior, mas aspiram acima de tudo por marcas comprometidas com uma comunicação altamente emocional e que preencha suas expectativas de intensificação da vida e gratificação psicológica. Isto é o que os fazem buscar e pagar por produtos e serviços mais caros, mas com maior valor agregado. Eles gastam mais com a casa e utilidades domésticas, com entretenimento e conforto no lar. Querem desfrutar, no seu curto tempo livre, das experiências exclusivas, individualmente ou junto àquelas pessoas importantes para eles, transformando o prestígio em experiência emocional. Não se trata de uma classe ociosa. Trabalham mais e sobram-lhes pouco tempo para a família e sua vida afetiva emocional. Por isso gastam mais com a residência, com lazeres, restaurantes e viagens, carros e aparelhos eletrônicos, vestuário, cuidados pessoais, embelezamento e rejuvenescimento. Segundo Silverstein & Fiske, eles estão preocupados em aumentar o tempo para se dedicar aos seus interesses individuais, se cuidar e se gratificar através do uso de produtos, serviços e conveniências. Os cuidados de si vão do rejuvenescimento físico às cirurgias plásticas de correção, da redução do stress através dos lazeres, aventuras e esportes radicais, apreciam viagens exóticas e flertar com o perigo, alguns buscam a meditação, terapias corporais ou cuidados espirituais. Os produtos de cuidado e indulgência pessoal de alto nível proliferam: dos spas de luxo aos chocolates artesanais de luxe, dos home theatres à qualidade dos tecidos e da assinatura das roupas de cama. O excesso de trabalho, stress e dedicação profissional serve como um fator de desculpabilização pelo excesso de prazeres físicos, auto-indulgências e luxurificação. Querem ter tempo livre e sossego para poderem ‘se curtir’ ou aproveitar ao máximo com aqueles que amam. “O que você fez por você esta semana” é um slogan que reflete este estado de coisas, assim como o slogan de L´Oreal ‘porque eu mereço’.

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