Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Monday, August 07, 2006



Hotéis de Luxo pelo Mundo


Os hotéis, no inicio do século, em Paris eram as residências da nobreza que viviam grande parte do seu tempo, morando no palácio de Versalhes, nas suas casas de campo ou nos hoteís, que se transformavam nas residências oficiais dos aristocratas na cidade. Mercadores, artesãos e criadores renomados na época se mudavam para próximo da região dos hotéis de Paris e forneciam as finas mercadorias de prestígio para esta 'classe' que via no luxo e na etiqueta não um desejo, mas uma necessidade. Os mais finos alimentos, produtos de higiene, vestuário, mobiliário, jóias e objetos de arte eram oferecidos e um comércio refinado prosperava.Hoje há centenas de maravilhosos hotéis de luxo espalhados pelo mundo. Não são mais a residência de férias, nem oficial da burguesia, mas é um importante serviço de luxo que denota sofisticação, status e conforto. Inspirado nos grandes hotéis europeus e franceses do século XVIII, surge o Palace Hotel em San Francisco nos EUA. Um marco na arquitetura do luxo da época. a Grande burguesia visitava Sâo Francisco para se hospedar no hotel, conhecer seus jardins - The Garden Court, sua decoração impecável, com candelabros austríacos e mobiliário europeu e os seus elevadores hidráulicos que os levava aos andares mais altos do edifício grandioso. Hoje segundo o ranking das revistas Forbes e da Conde Nast Traveler, os mais caros e luxuosos hotéis se internacionalizaram. O mais luxuoso foi considerado o Burj Al Arab em Dubai. Os apartamentos são todos suítes duplex com o máximo de conforto e tecnologia. Produtos Hermès nos banheiros e 13 opções de travesseiros para seus sonhos. A suíte presidencial chega a custar U$ 11.000 doláres a diária. Na Africa do Sul se encontra outro dos mais caros: Singita Private Game Reserve e na Asia o North Island no paraíso das Ilhas Seychelles, onde a diária nas suas exclusivas 11 bangalôs de luxo custam por volta de 3500 dolares. Na Europa, o famoso Hotel Cipriani em Veneza e o castelo Skibo na Escócia figuram entre os top hotéis do velho continente. Muitos palácios na França, Suiça, Alemanha e Irlanda foram transformados em tradicionais e luxuosos hotéis. Há hotéis badalados e luxuosos como o Ritz de Paris e o Hotel de Crillon, O Hotel Bristol de Viena, o novo Bulgari em Milão, em Londres o Grosvernor House Hotel, o Hotel Savoy e o Athenaeum.
No Caribe há vários resorts e hotéis de luxo. Segundo a Forbes os melhores são o Le Toiny em St Barts e o Saint Lane em Barbados, ambos com praias privadas e de frente pro mar. Nos EUA são muitos. O mais caro e 'imponente' está em Las Vegas: O Mansion at MGM Grand com diárias de 5000 dólares. O The Palace de São Francisco na categoria luxo clássico e no sul, na Carolina do Sul, o Charleston Place, premiado pela revista Conde Nast Traveler, a bíblia do turismo de luxo. Na Austrália tem o Hayman Island Resort em Great Barrier Reef.
Na América do Sul O Grand Alvear Palace Hotel e o Faena de P. Starck em Buenos Aires e o Copabacana Palace do Rio figuram entre os mais cotados e há os maravilhosos hotéis resorts de Costa Rica, México, República Dominicana e das ilhas do Caribe em geral.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home