Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Saturday, August 05, 2006



Mass and Class: Luxo para as Massas?

Assiste-se hoje uma aproximação entre os valores do alto consumo e do consumo massivo. Vivemos um momento em que diminuem-se as distâncias entre os signos do básico e da simplicidade – valores standard – e os signos do luxo e sofisticação. Esta convergência que já ocorreu na cultura e nas artes agora atinge os padrões de consumo. De um lado o consumidor médio é mais informado, exigente e refinado nas suas escolhas e demandas, por outro lado o consumidor mais refinado valoriza mais a simplicidade das linhas e conceitos, se afasta da atitude showing off e pernóstica associada ao luxo requintado de algumas marcas tradicionais e investe em valores mais sentimentais e interacionais.
Depois da democratização de certos produtos e serviços – médios e básicos – e a satisfação de necessidades e desejos de consumo, inicia-se uma nova fase ou ciclo de inovações, diferenciações e reposicionamento de produtos. Os conceitos dos produtos básicos se refinaram, exigindo maior qualidade e uma preocupação maior e mais pontual com o design, a imagem e a funcionalidade emocional. Do outro lado, os bens de prestígio desceram do seu patamar de inacessibilidade, reduziram seus valores de ostentação e flertam com conceitos mais simples, ligados ao cotidiano, aos sentimentos autênticos e profundos, com aspectos humanos e até espirituais. Daí a onda do marketing experimental e sensorial, emocional e sinestésico, se voltando para os sentidos e sentimentos humanos e menos a atributos técnicos e instrumentais.
Assistimos à confusão entre os signos do luxo e os signos do básico ou massivo. 'Mass & class' se aproximam. De um lado há um processo de encarecimento e um novo ciclo de aspirações e reativações dos desejos, por parte dos consumidores médios que querem consumir ou trocar seus produtos por outros mais sofisticados da mesma categoria. O universo do luxo se expande, ganha novos perfis e clientes, mas corre o sério risco de perder sua identidade e sua aura e se banalizar. Tendências de consumo e comportamento que se vislumbram para o futuro

Quais os valores e atitudes das classes médias no brasil em relação as marcas e produtos premium e de luxo?Como mudar e transformar valores e atitudes e construir um conceito positivo e qualitativo para as marcas de luxo? como dismitificar, desculpabilizar e conscientizar a classe média sobre os atributos e as qualidades intrínsecas dos produtos de prestígio ?

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