Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Friday, July 28, 2006


O Preço do Luxo

O luxo significa exclusividade e qualidade inigualável. Por isso mesmo o luxo custa mais caro. Seja pelo alto custo das matérias primas e da mão de obra especializada, seja pelos altos valores agragados. O preço do luxo é relativo, depende do valor absoluto do produto. Um perfume popular custa por volta de 15 reais, um perfume de luxo custa em média 50 dolares ou 250 reais. Um preço nada proibitivo para a classe média. Um carro popular custa por volta de 25000, um modelo de luxo pode custar por volta de 450.000 mil dolares.
A categoria premium ou luxo sempre custa em média de 8 até, em certos casos, 100 vezes mais que os produtos médios da categoria. Determinar “preços concretos e justos” num universo de criação e produção de forte apelo simbólico e sentido cultural é uma matéria difícil. A Mercedes Benz só produz carros de luxo. Uma C230 Sports Coupé custa por volta de 26 mil dólares, enquanto uma Maybach2 custa 13 vezes mais: 350 mil dólares.
Uma mesma empresa se especializa na criação de uma cesta de produtos e marcas que se dirigem aos diversos públicos do luxo. Com conceitos e preços articulados de forma estudada e refletindo uma diferente posição na escala do luxo. Os temas e estilos do luxo são basicamente os mesmos, mas cada marca ou linhas de produtos interpreta estes temas e estilos de uma forma característica e original na sua comunicação e divulgação, na sua política de difusão e preços também.

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