Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Thursday, July 27, 2006



Eu S/A: Uma grande Extensão de Marca

Alguns autores na literatura da psicologia e da sociologia afirmam que somos, em grande parte, uma extensão dos objetos, lugares e pessoas com as quais convivemos. Eles nos traduzem, mas também servem como meio de expressarmos nossas aspirações, carências, medos e aspirações. Usamos os objetos para traduzirmos quem somos para nós mesmos e para os outros e o que consumimos e a forma que usamos nossas posses para criar uma (auto)imagem. Somos, desta forma, todos mercadorias ou extensões de marca. Somos responsáveis em criar, comunicar e administras nossas imagens, não apenas a partir de valores, sentimentos e ações, mas a partir de um conjunto de bens materiais e simbólicos que possuo e consumo. Mas a identidade, os conceitos e características de personalidade das marcas e objetos se tornaram tão poderosas que 'moldam' parte do que somos e acabamos nos tornando, também, um pouco o que eles são. Como diria o poeta Walt Whitman, somos todos como crianças que descobrem objetos: quando olhamos para eles, um pouco deles nos tornamos. Os objetos assim me representam, são responsáveis por parte do que sou. Ao me identificar e usar determinada marca, ela me ajuda a definir em parte meu 'self' para mim mesmo e para aqueles que eu quero que me traduzam. Produtos e marcas são como guias de sentido e referência na vida de grande parte dos indivíduos hoje. Eles prescrevem regras de conduta, papéis sociais, sentimentos e experiências particulares aos seus usuários. Através de mercadorias e marcas nos relacionamos, nos comunicamos e nos entendemos. Estas 'pistas simbólicas' ajudam o outro a desvendar quem sou 'eu' e me ajudam a conhecer quem é este 'eu' refletido na vida social. Este interacionismo simbólico é mediado menos por palavras ou valores práticos e cada vez mais por identidades visuais e conceituais definidas pela publicidade e pelo marketing.
Chamo isso de processo de estilização do eu. Nossa individualidade passa a ser preenchida de valores e sentidos definidos pelo campo da reprodução material e a significação e compreensão de quem eu sou, passa por uma leitura da minha embalagem estética, pelos meus gostos e atitudes, pelo meu estilo de vida e marcas que consumo.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

muito bom o seu post.bem escrito e bem conceituado. parabéns.

8:50 AM

 

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