Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Friday, July 21, 2006


Capital Cultural: O Último Estágio do Luxo

Diziam os aristocratas que os burgueses capitalistas do século XIX só estimavam os aspectos materiais e desprezavam a poesia e arte. Vinham em tudo investimento e lucro. Seu consumo era conspícuo: uma busca por aparências e destaque, usavam os bens e posses para obter status e posição na hierarquia social. Mas estes 'nouveaux riches' (novos ricos) desprezavam os bens artísticos e intelectuais. Muitas vezes, seu gosto era considerado duvidoso e vulgar, beirando a breguice e o exagero. Utilizavam da exclusividade e da restrição de preços de certos bens para se proteger e se diferenciar dos demais, numa época em que os sistemas de status se tornavam tão instáveis e de dificil percepção e leitura. Mas há burgueses e burgueses e, hoje o conhecimento dos códigos de classificação, adequação e hierarquia dos artigos de prestígio é que define e diferencia o luxo superior e o bom gosto do luxo conspícuo, que busca competição por status, mero destaque pessoal, escravo da moda e do gosto impessoalizado).O estágio superior do consumo do luxo depende da aquisição de um conjunto de informações, educação e boas maneiras, interesse cultural e artístico. Não basta apenas capital econômico e renda elevada, posses e destaques na mídia. A sofisticação é um diferencial que exige capital cultural, saber julgar, ter um estilo de vida pessoal autêntico e um 'savoir faire' para discriminar e classificar. Luxo não é coleção de sapatos, desfiles de etiquetas e primeira fila nos desfiles de moda. Luxo é acima de tudo investimento em um repertório de mais elevado conteúdo: bons filmes e peças, gosto pela literatura e pelas artes, pela história e pelos valores humanistas. É o refinamento do gosto que define o indivíduo dentro da hierarquia das elites esclarecidas. Nada impede que se valorize a moda e o mundo das marcas, as atividades de lazer e esporte, o turismo dos resorts e hotéis 6 estrelas, as baladas e afterhours regados a Chivas e confortos materiais. Luxo também é uma 'art de vivre', como dizem os franceses: emoção, prazer e sonho.

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