Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Thursday, July 20, 2006


Prestígio, Moda e Vanguarda

Hoje em dia luxo também rima com vanguarda e moda. Juntos estes elementos ampliam seu assédio sobre uma base de clientes com um perfil psicográfico urbano, jovem e contemporâneo, um público consumidor seletivo e atento aos lançamentos, criatividade e inovações. Uma fração importante do público dos produtos de luxo fashion são o que eu chamo de TrendJetsetters. Os jetsetters se tornaram trendsetters e sabem que uma imagem de sucesso, destaque e poder está associado a formar, ditar e reproduzir padrões e tendências. Não basta ser chic e 'in', precisa ser descolda, cool, precisa ser vanguarda, fazer, experimentar, usar ou ter antes de qualquer outro. Os fashionistas do luxo querem ser 'hypes' (hipsters) como eles próprio dizem. Um slogan de uma marca de bolsas dizia: "Fique preso a ela, mas só até a próxima estação". Paga-se mais caro pela exclusividade e acesso aos lançamentos. Tão logo ele faça, aconteça, consuma, tenha ido e seja visto e comentado, passa-se ao consumo de um novo 'produto'. Aqui se trata de consumir status enquanto sinônimo de presença, destaque e poder dentro de uma hierarquia e não propriamente dentro daestrutura material ou de classe. Valoriza-se a posição estratégica de ser vanguarda e original, diferenciar-se pela exclusividade de acesso e pertencimento. Mas o luxo moda e de vanguarda cria um círculo vicioso de consumo. Tão logo eu seja copiado ou minha experiênica se reproduza, o trendsetter parte para novos lançamentos: produtos e marcas em um ritmo mais e mais acelerado. O luxo mudou, a lógica de um culto da tradição intemporal cedeu lugar à febre da moda rápida e descartável. Os mais ricos são os consumidores de vanguarda do luxo-moda, são eles que lançam e consomem as novas tendências e lançamentos e são eles que logo abandonam os produtos e marcas quando estes são consumidos e copiados por membros de classes menos favorecidas e que escolhem e selecionam suas marcas, muitas vezes seguindo as tendências da comunicação e da publicidade, desejosas de diminuir a distância social com estes trendsetters formadores de opinião e estilo de vida.

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