Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Thursday, July 20, 2006


O Designer e a Identidade Visual do Luxo

Os cuidados com os produtos passam pela qualidade total, pela confiabilidade no produto, pelo bom gosto estético e estilístico, que vai da embalagem aos uniformes dos funcionários, dos interiores às fachadas dos pontos de venda. Precisa haver uma percepção de uma excelência na comunicação e na identidade visual do produto como um todo. Compra-se não apenas um produto, mas a própria experiência do prestígio e do glamour e fascinação pelo luxo. O design estratégico de marketing tem a possibilidade de integrar toda a identidade visual da marca. Ele é percebido e associado como padrão de elegância estética na solução inteligente do produto, da sua potencialidade técnica e funcional, mas também sublinhando uma série de aspectos ligados aos apelos do estilo, das características visuais e plásticas. Seu conceito visual precisa ser uniforme e objetivo, facilmente associado à marca: Do logotipo ao metrial gráfico, das fotografias publicitárias ao projeto visual da sua revista, do 'décor' interno das lojas e pontos de venda às embalagens e aos acondicionamentos do produto. Como o designer pode buscar uma melhor solução criativa para uma marca de luxo, conservando seu espírito e inovando seu conceito é o grande desafio.
O papel do designer na construção ou rejuvenescimento de uma marca de luxo é reforçar o que é essencial sobre ela e reinterpretá-la de formas novas, ousadas e criativas, mas sem perder o comporomisso com sua história, tradição e identidade original. Ele deve reafirmar os valores da marca, dar visibilidade ao elementos do trabalho artesanal cuidadoso e detalhista, a ourivesaria fina e às qualidades particulares do criador. O designer deve desenvolver um vocabulário específico para o luxo buscando ressaltar os elementos centrais para perpetuar o conceito da marca de luxo, sem deixar de agregar características de modernidade e inovação.

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