Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Thursday, July 27, 2006


O Papel do Relações Públicas na
Conquista dos Clientes de Luxo


O papel dos profissionais de Relações Públicas na área de gestão do luxo, mais do que exaltar um valor universal ou um conceito essencial às empresas do ramo de luxo é a diferenciação e o respeito as variáveis comportamentais, atitudinais e culturais. É a atenção e o cuidado com este conjunto de diferenciais na distinção de seus públicos que faz a resposta de sucesso de uma comunicação eficaz. Além da diferenciação do portfólio de produtos, a empresa tem obrigação de se esmerar na diferenciação de seus serviços, no treinamento de recursos humanos, na excelência dos seus canais de comunicação e distribuição e com sua imagem corporativa. Os cuidados com os produtos passam pela qualidade total, confiabilidade, bom gosto estético e estilístico. Mas o valor do luxo está para além dos produtos. Precisa haver uma percepção de uma excelência na comunicação do valor da marca e do relacionamento com seu público. Compra-se não apenas um produto, mas a própria experiência do prestígio e fascinação pelo luxo. O atendimento e a relação com os clientes deve ser de excelência. A experiência do luxo está no relacionamento humano, emocional, eficiente e pontual entre o cliente e a marca. A função deste relacionamento é garantir uma comunicação de duas vias com seus clientes, oferecendo-lhes os valores que eles desejam: conhecendo-os de forma profunda e desenvolvendo sempre novos produtos que atendam seus desejos, atendimento diferenciado e um alto nível de vínculos: estrutural, pessoal, de benefício de marca, de informação e de valor. A diferenciação e o reconhecimento da marca se dão quando a imagem percebida do cliente corresponde positivamente às expressões da identidade e do conceito da marca e dos produtos definidas pela comunicação da empresa. Uma imagem reconhecida positivamente permite a transmissão objetiva do conceito da corporação e de seus produtos, garante distinção entre a mensagem institucional e a de seus concorrentes e proporciona vínculo emocional e memorial dos clientes com a marca.

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