Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Saturday, August 05, 2006


Perfumes com Conceito e Alma


Tudo passa, mas as impressões chegam antes que as palavras e ficam. Apostando nisso, a indústria de perfumes nas últimas décadas resolveu desenvolver mais que novas fragrâncias, mas pensar e criar uma personalidade para cada perfume. Talvez o grande incentivador disso tenha sido Calvin Klein ao lançar seus perfumes conceituais.
Os perfumes precisam ter mais que embalagem perfeita, um vidro com design inovador ou uma essência marcante. O perfume tem que ter alma e passar uma impressão sincera de quem sou e como estou me sentindo. Não são perfumes fortes que vão nos destacar e anunciar nossa presença, mas notas que transmitam um estilo pessoal e que combine com o que sentimos e estamos vestindo. Um perfume é um espelho de nossa intimidade e reflete nosso estado de alma.
Construir o nome de um perfume custa muito caro e, hoje, a indústria prefere pegar emprestado a identidade de uma estrela e a partir daí combinar notas que expressem determinadas personalidades e atitudes. Os perfumes das grandes marcas da moda continuam em alta, mas o encantamento pelas estrelas de Hollywood ataca novamente. Volta-se a associar as fragrâncias com as celebridades como já fez Schiaparelli quando desenhou as formas de Mae West para o vidro de 'Shocking' na década de 30, depois com Givenchy criando 'L´Interdit' para Audrey Hepburn, e Deneuve sendo a 'cover girl' para 'Chanel n5'em 60. Depois vieram tantas outras, de Elizabeth Taylor com 'White Diamonds' a Scarlett Johansson 'relançando' 'Eternity' da CK.
Hoje novamente celebrities fazem fortunas com seus nomes. O mais recente sucesso milionário é o perfume 'Glow' de Jennifer Lopez, mas estrelas como Céline Dion, Naomi, Nicole Kidman, Liv Tyler, Sarah J. Parker emprestam seus nomes ou rostos para empresas como Estée Lauder, Elizabeth Arden e Lancaster(Coty), que correm atrás de novas licenças para desenvolver novos perfumes.Calvin Klein dizia que os perfumes precisam se inspirar no mundo que vivemos. Mas também na imagem e no fascínio de certas estrelas, tão imortais quanto o luxo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home