Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Friday, July 28, 2006


O Design Assinado das Utilidades Domésticas

Muitos autores que estudaram a época da Renascença e a Sociedade da Corte na França, como Braudel e Elias, descreveram a preocupação que a nobreza e a aristocracia tinham com as recepções, a etiqueta e os hábitos dos anfitriões e convidados à mesa. O processo civilizatório e a educação passavam pela aprendizagem de uma série de novvos modos, regras e códigos aplicadas ao convívio na vida social. A educação e o fino trato, a elegância e etiqueta, a cultura e bom gosto estético diferenciavam as classes sociais e os indivíduos entre si. Um nobre utilizava talheres e sabia se portar a mesa: conotava status e definia a posição do indivíduo dentro da hierarquia social. Famílias abastadas e cultas não apenas sabiam se portar à mesa, como valorizava a aquisição de pratos finos e porcelanas, guardanapos sobre o colo e copos e taças de cristal. Mas foi só na segunda metade do século XX que a indústria começou a produzir em série e democratizar as utilidades domésticas e os utensílios: talheres, porcelanas e cristais e xícaras de chá e jogos de jantar para as classes médias emergentes. Desde então as UDs tornaram-se objetos de desejo e símbolos de status dos lares burgueses. Hoje os utensílios e utilidades de cozinha movimentam empresas e marcas, a prancheta e a imginação criativa de designers, inauguram-se lojas específicas, criam-se novas linhas de produtos, movimentando um mercado milionário para designers e profissionais de decoração. Fogões Vikings, geladeiras hightech, linhas de mesa com design europeu, saleiros e porta-guardanapos de aço inox, adegas climatizadas, batedeiras futuristas, liquidificadores retrô e talheres com design assinado: Alessi, Starck, Pininfarina. Junto com os ingredientes finos do cardápio e dos manuais da culinária AA de chefs de renome como Ferran Adriá, surgem maravilhosos acessórios chics de mesa e ambientes domésticos cheios de estilo e glamour. Tudo na cozinha e na mesa é distinção e elegância, tudo tem que ter emoção, estilo, conceito e design e traduzir um estado de espírito elevado.

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