Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Friday, July 28, 2006



Calvin Klein: Um Designer
Visionário

Calvin Klein é sem sombra de dúvidas um dos grandes nomes do design de moda do século XX. Aos 20 anos, já formado em Moda, Calvin Klein abre sua loja e se especializa na criação de casacos femininos. Logo depois conhece Gunzburg, magnata que se transforma em seu mecenas, e investe e aposta em seu talento. Sua empresa cresce e sua marca ganha visibilidade. Ele já é figurinha carimbada na night nova iorquina no final dos anos 70, ao lado de Warhol e outros artistas e designers. Seu rosto estampa capas de revistas e seu desfile nos fashion weeks de NY são disputadíssimos. Considerado um dos novos mestres do minimalismo ao lado de Yves Saint Laurent e mais tarde Helmut Lang, CK tem um design clean, moderno, sofisticado e sexy. Mas boa parte de seu sucesso vem das polêmicas campanhas de seus jeans. Pela primeira vez um designer coloca seu nome no bolso traseiro da calça e decide mostrar uma ninfeta de 15 anos estrelando a campanha: Brooke Shields e os slogans "Nothing comes between me and my Calvins" e "tenho 7 calvins no armário e se elas falassem, eu estaria ferrada". Os outdoors provocativos com conteúdo homoerótico invadiram as ruas. Já na década de 80 era a vez do ator Marky Walhberg invadir os outdoors para lançamento da linha underwear de CK. As linhas cK sporstswear, de underwear e no meio da década de 80 o lançamento dos famosos perfumes da marca: Eternity, Obsession e nos 90 o cK Be, tornaram CK famoso no mundo todo. Eleito o melhor designer americano de todos tempos, sua marca crescia e como muitas outras perdia o controle sobre os licenciados e começava a ter problemas sérios com a qualidade e prejuízos. Em 1999 a marca CK é vendida para o grupo Phillips Van-Heussen, gigante americana do ramo de confecção, depois das holdings do luxo tentarem sem sucesso. Calvin Klein passa a ocupar o posto diretor chefe de criação - hoje nas mãos do brasileiro Francisco Costa. O trunfo de Calvin Klein foi ter criado uma marca de roupa com atitude, sofisticada e despojada, ter sido um visionário de época e apostado na publicidade da marca.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

adoro as campanhas da Calvin Klein !

bem legal o blog !

12:24 PM

 

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