Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Sunday, August 06, 2006


O luxo e suas características sensuais
Todo luxo é um excesso ou uma transgressão? todo luxo é a expressão 'primitiva' de um desejo pelo que é escasso e pouco acessível ? todo luxo se expressa um instinto pela preservação de uma satisfação psíquica diferenciadora e uma necessidade de sair do lugar comum ?
Vejo o luxo como a expressão mais bem delineada dos pecados capitais. O luxo expressa uma fome inconsciente pela própria auto-conservação, pela auto-estima e pelo poder.

Mas as características da nobreza do luxo também se encontram no prazer e na sensualidade de sua natureza, na beleza sensível do gesto criador do artista ou do artesão, na exclusividade e raridade de sua existência singular, no universo de onirismo e fantasia a ele associado e que afeta nossos sentidos, sua alma acalentada nos braços de seus criadores e amantes.
O luxo sempre foi uma criação de beleza e bom gosto, refinamento estético, objeto de emoção e prestígio, ou como diria Stendhal, de uma promessa de felicidade.
Todas as sociedades produziram ou consumiram criações fora do comum, objetos que evocavam magia e encantamento, bens que discriminavam poder e status dentro do grupo, objetos composto de materiais raros e preciosos, formas originais e de caráter eterno.

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