Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Wednesday, August 09, 2006


Aspirações Materiais e o Fenômeno "trickle down"
A democratização do luxo promove o efeito “trickle-down”. Mas este fenômeno já tinha sido detectado na sociedade da corte francesa e na sociedade burguesa do século XIX por estudiosos da história social do luxo. Mas era um fenômeno quantitativamente menor. Hoje a mobilidade social é maior e a cultura de consumo publicitária promove a ascensão pelo consumo. Uma ascensão simbólica, mas que satisfaz os ímpetos aspiracionais e a fome por sucesso e riqueza material. Um exemplo muito citado no fim da década de 80 eras os yuppies da wallstreet e do mercado de valores. Jovens bem sucedidos, mas profundamente ambiciosos que mantinham um consumo altamente discricionário e viciados e vítimas da moda e das trendy brands.
Os novos consumidores do luxo intermediário ou acessível muitas vezes buscam imitar e consumir os mesmos produtos e marcas da classe imediata superior, “roubando-lhes” suas insígnias de distinção e seus signos de exclusividade e vanguarda. Esta “democratização” provocou um culto de diferenciação contínua e acelerada pelo tempo cíclico e descartável da moda. Uma ciranda de lançamentos e reposicionamentos de produtos, diferenciações e inovações promovidas pelas marcas, o que leva a uma reativação do desejo de uma ‘fuga para adiante’ promovida por produtos mais novos e originais. O luxo de ontem se torna a necessidade de hoje e os produtos ampliados e lançados se tornam rapidamente o produto esperado, e correm novamente atrás de um posicionamento inovador.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home