O Investimento nas Campanhas Publicitárias
No alto luxo não somente o marketing é intuitivo, mas as criações de luxo se vendem por si mesmas ou pela excelência de seus criadores e pela qualidade e expressão dos produtos e do band equity das marcas de prestígio. Mas em um mundo altamente informacional, com tantas marcas concorrendo em um mesmo segmento, com um consumidor camaleôncio e volúvel, infiel, muitas vezes, as marcas e infenso a tanta publicidade e promoções, mesmo as tradicionais marcas de prestígio precisam buscar fórmulas inovadoras e eficientes de atingir seus públicos e enveredar pelas searas da publicidade, da internet e investir maciçamente em campanhas de comunicação.
Seu planejamento de comunicação precisa divulgar os valores da marca, selecionando ações prestigiosas destinadas a reunir esta clientela cativa. Este plano de comunicação fechado e dirigido a este segmento seletivo se baseia em ações de relações públicas destinadas a reunir esta clientela através de encontros, eventos ou festas, de caráter social, esportivo ou artístico, com repercussão em artigos e reportagens nas revistas mais sofisticadas ou cultuadas, ou nos limitados magalogs (revista da própria marca) dirigidas a seu público potencial. Não se trata de publicidade, mas ações de relações públicas, comunicação dirigida e um criativo marketing de relacionamento que têm por propósito por em relevo e cultuar a magia da marca legendária e da sua empresa.
No caso dos produtos de luxo intermediários os especialistas sublinham a necessidade e a importância de uma comunicação menos elitista e intimista; O objetivo maior é promover a marca família e a marca corporativa, a sua excelência e conferir proeminência as novas linhas de produtos, aos lançamentos e inovações das marcas. O intuito das campanhas publicitárias é fazer brilhar a identidade e o glamour das marcas tradicionais e promover a dos novos criadores, como Lacroix, Mugler, Cavalli, Tom Ford, Gaultier... como diz a especialista francesa em luxo Danielle Allèrés, e buscar " (...) ao mesmo tempo, atingir um público um pouco mais amplo, classes mais bem providas da burguesia mais recente, e se conservar suficientemente limitadas para preservar a grande seletividade das marcas e produtos”.
Em um próximo post falo mais sobre as estratégias do marketing de relacionamento para o setor e alguns cases interessantes desenvolvidos.
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