Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Wednesday, August 30, 2006


Motivações do Consumidor
do Novo Luxo


Quais seriam as forças que mais influenciam e determinam as escolhas, decisões de compra dos consumidores do novos segmentos do luxo?Antes de pesquisar, reuniar e analisar e cruzar mais profundamente as informações sobre o consumidor do novo luxo e partir para uma série de pesquisas de campo em busca de confirmar hipóteses e obetr novos insights e respostas é necessário se valer da teoria. Segundo os diversos autores dos manuais de comportamento do consumidor, haveria basicamente quatro tipos de forças que interagem e exercem influência no comportamento e nas atitudes de compra e consumo.
As forças sociais e culturais: família, classe social, grupos de amigos e grupos de referência. As forças psicológicas: a motivação, percepção, personalidade e atitude. As de ordem informacional, como a publicidade e o marketing, a mídia especializada e os formadores de opinião e por fim as forças situacionais: o quando, onde, por quê e em que condições. Estes vetores agem sempre em conjunto e não podem ser pensados isoladamente. Muitos autores, porém, acreditam que hoje, os valores e forças psicológicos são os mais importantes na tomada de decisão de compra dos consumidores mais afluentes, já que há cada vez mais as motivações são de caráter emocional, estético e hedonista. Além disso há uma forte tendência de uma individualização ainda maior dos perfis biográficos, dos estilos de vida e das aspirações e projetos de vida das pessoas nos grandes centros modernos.

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