Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Saturday, August 26, 2006


Os Grandes Grupos da Indústria do Luxo

Os grandes grupos ou holdings da indústria do luxo investem maciçamente hoje em marketing, em uma administração profissionalizada do luxo e suas emrpesas de capital aberto, negociam suas ações nas bolsas de valores.
Holdings como LVMH Louis Vuitton Moët-Hennessy, PPR-Gucci Group (Pinault Printemps Redoute), Richemont, Prada, L´Óreal, Armani e muitas outras investem na criação e colocam em campo estratégias agressivas de marca, otimizam seu processo de produção e buscam aperfeiçoar seu mix de distribuição ou abertura de lojas próprias projetadas nos quatro cantos do mundo.
LVMH, PPR Gucci, Richemond brigam acirradamente pela liderança do mercado comprando as ações de marcas de luxo que estão em baixa, investem na marca, reposicionando-a, aumentando receita e investindo em design e comuinicação de marketing. Em 2005 o mercado do luxo ultrapassou a barreira dos 200 bilhões de doláres. E as sondagens mostram um percentual de crescimento muito grande até 2015, onde as cifras podem chegar a U$ 1 trilhão. É um dos negócios mais lucrativos do capitalismo hoje (o maior grupo - LVMH, teve crescimento de 16% nos seus lucros ano passado).
E com o crescimento das economias emergentes, em particular China e India, Russia e Coréia, este mercado vai se deslocar para a Asia ainda mais e quadruplicar em tamanho em uma década.
As grandes sedes e escritórios detas empresas ao redor do mundo são os mais novos e luxuosos prédios e fachadas, com executivos engravatados e muito bem vestidos subindo e descendo. Os maiores a mais caros designers e criadores trabalham ou são muitas vezes parceiros destes grandes grupos consolidados. O luxo nunca foi um negócio tão lucrativo. Colbert estaria radiante e Voltaire estaria aplaudindo tudo isso!

1 Comments:

Blogger Fernanda Castelões said...

Gostaria de parabenizá-lo por seus artigos de qualidade. Coisa rara nesse país que não incentiva de forma alguma as pesquisas. Estou procurando artigos sobre o mercado de luxo e quando não são de baixa qualidade são ultrapassados.
Sucesso!

Fernanda Castelões - administradora/estudante

2:38 PM

 

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