Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Tuesday, August 15, 2006

Mais Natureza...Menos Prozac
Hoje o capitalismo está passando por uma nova revolução que ainda está para 'explodir': o consumo consciente, o consumo ecológico e responsável e social.
As empresas verdes, a reciclagem de materiais, o combate ao desperdício e a maior consciência social e ambiental do produtor e do consumidor está na ordem do dia. Já faz tempo que o consumo e uso de peles de animais foi denunciado pelos orgãos fiscalizadores e pela mídia e, com razão, motivo de severas críticas por parte da opinião pública.
Mas um novo tipo de consumidor mais crítico e elaborado que persegue os ideais de sofisticação, diferenciação e bem estar pessoal, sem abrir mão da postura ética, do compromisso ecológico e da resposabilidade social está surgindo e em alta no mundo. Muitas empresas estão desenvolvendo novos produtos ecologicamente corretos para ser consumidos de forma responsável por consumidores que zelam pela saúde da natureza, do seu corpo e mente e de sua família. O 'natural chic' é bem menos ostentatório e despreza o ar pedante e exclusivista de certos comportamentos e atitudes de grande parte das elites. Produtos simples feitos com ingredientes puros, exclusivos e naturais, com conceitos que valorizem a pureza, a vitalidade, o equilíbrio social e da natureza, que respeitem a sustentabilidade e a promoção do bem estar pessoal e social são valorizados por um número cada vez maior de clientes. Eles não importam em pagar mais por ingredientes finos retirados da natureza e de fontes renováveis, e produtos com embalagens simples, inteligentes e recicláveis.
Abaixo a agressão a natureza! Promover o bem estar e a saúde do indivíduo - wellness - e criar empregos, conscientizar funcionários e comunidade, abrir novos mercados, trazer riqueza para o país e promover a consciência ética e ecológica no planeta.
Hoje a Natura é uma das empresas que abraça esta causa e que associa sua marca ao conceito da biodiversidade e do equilíbrio sustentável.
Com o slogan, 'Viva sua Natureza', ela exalta o compromisso de cada um consigo próprio e com o planeta. Investimentos em pesquisa e novas fórmulas retiradas da energia e riqueza da natureza, que tragam um maior equilíbrio e saúde custam muito mais, mas são um privilégio e demonstram que uma parcela crescente dos consumidores busca bem estar, harmonização e equilíbrio físico, mental e espiritual e confiam nas forças da natureza. Novas linhas de produtos em versões ecologicamente responsáveis invistem no conceito de uma vida mais simples, na qualidade do 100% natural com um toque 'ecologic chic' responsável.
Talvez, tudo tenha começado coma Body Shop e a visão arrojada e responsável de sua criadora. Hoje diversas marcas, em especial de skin care, de produtos de alimentação e higiene pessoal investem neste nicho de mercado. Na busca de suas pequenas indulgências abrem mão de tanta complexidade e abraçam a simplicidade e a harmonização com a natureza pessoal e do cosmos, se afastam de uma concepção de existência materialista baseada em status, rebuscamento e quantidades e investem em bem estar pessoal, recompensa emocional e em ser ajudado pela natureza e conhecer e usufruir de sua riqueza sem agredí-la e nem agredir a si mesmo.
Uma nova fase de relação entre o homem e suas necessidades está surgindo.
Exalta-se o poder das propriedades energizantes e curativas do mel e do própolis, dos óleos essenciais, dos extratos de ervas, da hidratação da pele e organismo e do poder das pedras do Nepal, de certas terapias para aliviar o stress e harmonizar a mente e o espírito, de ginásticas naturais, mantras e energizações.
A natureza está em alta e os consumidores mais maduros,
éticos e seletivos com sua saúde e bem estar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home