Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Saturday, August 12, 2006


Cursos de Pós Graduação e MBA do Luxo
Um curso de MBA dura geralmente três semestres e deve ter mais de 360h aulas, alguns chegam a 750h ou 800h e se exige muito mais do aluno. Os processos de seleção das melhores MBAs e programas de Mestrados, em geral, são bastante concorridos e exigentes, exige-se no caso dos cursos nas Universidades Francesas, o certificado de proficiência de Nanci, mas algumas MBAs, as aulas são dadas em inglês, mas muitas das leituras e algumas palestras e aulas podem ser ministradas em francês e dificilmente um aluno que não sabe nada da língua francesa será admitido nas escolas, neste caso. Ser aceito nos exames e entrevistas e cursar e ser um bom aluno das mais renomadas, é garantia de um bom emprego na indústria do luxo. Claro que muitos cursos de MBA exigem no mínimo 3 anos de experiência de mercado, trabalhando em cargos de gerência na empresa. O investimento é alto, mas nem tanto para o perfil dos alunos: variam em média de 20 a 30 mil euros.
Em Paris você tem muitos cursos na área da criação e gestão do luxo: tem o curso da Parsons Design School, renomada escola americana e com ótimos cursos de Design Estratégico e Branding.
Outra escola top é a EDC - 'Ecole des Dirigeants et des Createurs', que talvez tenha o melhor curso de Marketing paras as áreas de gastronomia e vinhos, no seu 'Institut Supérieur de Marketing de Gout'. Mas a EDC é famosa por um dos melhores cursos do mundo na área do luxo: Institut Supérieur de Marketing de Luxe, com enfase nas áreas de design e marketing. Sua MBA já tem 15 anos e se chama: Luxury Brand Market And International Management.
A top ainda é mesmo a famosa 'ESSEC' de Paris que oferece o curso de 'International Luxury Brand Management'.
Outra bacana é a 'Eslsca School of Business' com um curso de Luxury Brand Marketing de apenas um ano de duração.
Se você quiser morar no Sul da França tem na Université de Perpignan junto com a Mod´Art uma pós em Luxury and Fashion Industries. E finalmente que eu lembre tem o curso da ISC de Paris, Gestão de Marketing das Indústrias de Luxo.
Chic mesmo é estudar o luxo na Universidade Internacional de Mônaco. Pelo que eu saiba não tem tradição ainda, mas dizem que fica num lindo local e não custa nada barato. O curso é um Mestrado em Ciência dos Produtos e Serviços de Luxo.
Para duração, preços e programa dos cursos melhor entrar em contato com as escolas.

1 Comments:

Blogger Camila said...

Ola Sergio,

Estou cursando o MBA na EDC desde outubro, le Sup du LUXE, e estou adorando.
Realmente a escola é muito respeitada no setor e o curso é super interessante.
Ainda estou no começo, mas estou bem satisfeita.

Camila Casemiro
http://avidacomoelapodeser.blogspot.com/

1:11 PM

 

Post a Comment

<< Home