Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Sunday, August 13, 2006




Chanel N5
O Segredo de uma Marca Legendária

Há vários cases que nos ensinam sobre a dificil arte da sobrevivência no mundo das marcas.

O grande legado de Chanel para as mulheres é um deles. Recentemente o perfume Chanel n5 fez 85 anos de existência, mas continua mantendo seu espírito marcante, misterioso e único. Qual o segredo de sua juventude, sucesso e poder de sedução sobre o universo feminino?

Tradição no imaginário do luxo, Chanel n5 traduz com elegância e discrição a feminilidade. Marilyn Monroe não ía dormir sem borrifar seu n5 e se sentia nua e desprotegida sem ele. Catherine Deneuve em fins dos anos 60 foi clicada por Richard Avedon e se tornou a musa da marca, Nicole Kidman encarna hoje a discreta 'femme fatale' e embaixatriz da marca.

Com uma publicidade voltada para as grandes revistas e biblias da moda, a Chanel já convidou os melhores fotográfos e artistas para fazer a arte.
Mas talvez o segredo do sucesso do perfume mais vendido e renomado do mundo está na concepção deste produto como uma 'obra de arte' para o olfato (Madame Chanel já dizia que dos 5 sentidos humanos, o olfato era o mais perfeito). Nestas mais de oito décadas de vida nunca se tentou reformular a fragrância e sua qualidade é a mesma desde o princípio, assim como seu vidro minimalista art-deco: um clássico do design de luxo, um desenho simples de linhas retas. A riqueza dizia Chanel, estava no seu interior. Seu criador, Ernst Beaux certa vez disse que havia 84 ingredientes no vidro e que custaria muito caro.
- "Ah, e o que custa muito caro nisso tudo?" perguntou Mme Chanel
e a resposta foi... - "O jasmim, nada é mais caro que o jasmim, madame!".
- "Pois bem então, coloque mais...quero criar o perfume mais caro do mundo!".
Hoje a qualidade dos jasmins do Chanel n5 é acompanhada com controle. Numa região do sul da França a própria empresa cultiva jardins próprios, para dali retirar o segredo do seu nada misterioso sucesso.

Para ler mais sobre Chanel há ótimos livros.
"Chanel" de Danièlle Bott
"Chanel and Her World" de Edmonde Charles-Roux
e o famoso, enorme e caro "Jacques Helleu & Chanel".

1 Comments:

Blogger Kebaz said...

Antes de mais, parabens pelo blog.
É interessante teres escrito sobre o Channel n5, isto porque eu tive este ano um seminário sobre marketing focado em produtos de cosmética. O orador trabalhou no lançamento do produto em Portugal. Ele é também um profundo connaiseur de perfumes. O que ele nos trasmitiu essencialmente foi que a imagem do produto já estava criada antes do lançamento em Portugal e apesar do cheirio "grosseiro" do produto (ele detesta o produto) este é o maior caso de sucesso no mundo da perfumaria, porque ainda hj é usado.
Ele deu-nos também exemplos de outros perfumes. Nomeadamente o primeiro perfume para homem lançado nos estados unidos e a estratégia de convencer os homens da epoca a usar um perfume (na altura os homens pensavam que quanto mais intenso o cheiro a suor fosse, mais atraiam as mulheres). E também porque os homens nao viam o uso de perfume como um hábito viril(neste momento n me lembro do nome do perfume mas vou investigar).
Tenho mais outros exemplos interessantissimos acerca da adequação de produtos a cada meio e a cada publico.
Abraço

8:53 AM

 

Post a Comment

<< Home