Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Thursday, August 24, 2006



A Força da Origem e Tradição
no Branding de Luxo
Alguém faz cara feia pros chocolates belgas,
os perfumes, vinhos ou queijos franceses, alguém duvida da qualidade dos relógios suiços, dos carros alemães ou despreza um bom vinho português?
A procedência de uma marca, seu país ou região de origem, sua história, memória e tradição são atributos extrínsecos valiosos e que agregam valor a qualidade percebida de uma marca. A origem e tradição de uma marca é um forte componente no brand equity das marcas de prestígio.
Contar a história do seu criador, os métodos artesanais e a da qualidade e seleção dos materiais, revelar a memória e a trajetória da família, de seu pequeno atélie ou oficina, do crescimento de sua empresa, revelam a identidade e a tradição, assegurando reputação, respeito, confiança, fortalecendo, assim, as relações entre a marca e o consumidor de luxo. As informações, imagens e representações que os consumidores têm da origem e do histórico do produto, as certificações de organismos confiáveis e selos de qualidade na embalagem comprovam a qualidade superior do produto, agregando valor não só ao produto, mas a marca e ao seu país de origem. A superioridade de uma marca se constrói principalmente a partir do uso e da confirmação nas experiências de consumo.
Experts e formadores de opinião muitas vezes são figuras importantes para atestar qualidade e assinar embaixo da marca. A boa publicidade não é tudo. É importante que haja sinergia entre a marca/empresa, o país de origem e um bom trabalho de relações públicas, buscando certificações e avais de experts, cientistas e órgãos de credibilidade.As imagens de qualidade e tradição pioneira de um país e de suas empresasajudam a criar em nossas mentes uma atitude positiva frente aos seus produtos e marcas, confiança e respeito,e uma satisfação maior na compra e consumo dos seus produtos.
Lembrando que os clientes do luxo são mais críticos e se interessam pelo processo de criação, com a procedência e qualidade das matérias primas, a tecnologia envolvida e muito valor a apresentação final do produto.
O Brasil não poderia investir mais nos seus produtos tradicionais, agregando valor e criando marcas mais fortes internacionalmente? como nos mercados de cafés gourmet, frutas tropicais e sucos, carnes, calçados, mobiliário...?

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