Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Tuesday, August 15, 2006



Grandes Arquitetos e suas
Grandes Lojas de Marca
As lojas, com seus interiores e fachadas, deveriam traduzir e agregar valor e visibilidade a marca.
As grandes marcas de luxo constroem sua mega stores e suas lojas conceituais e contratam os melhores escritórios de arquitetura e os grandes nomes do design para projetar seus espaços de beleza e fantasia.
Exemplos destes trabalhos são as lojas da LV em Tokyo projetada pelo arquiteto Jun Aoki a a dupla suiça Herzog & de Meuron que assinam a loja da Prada na mesma cidade. Frank Gehry, designer do Guggenheim de Bilbao, assina junto com Girdon Kipping a nova loja de Issey Miyake em NYC, que faz uma assemblage de moda e arte em um mesmo espaço.
Outra grande obra prima da aruitetura das marcas de luxo são os projetos provocativos das novas lojas da Prada em Los Angeles e San Francisco e a já cultuada loja da marca em N. York no bairro boêmio-chic do Soho, nova atração turística do bairro.
A Europa não fica para trás e Peter Marino assina a megaloja-palazzo de 4 andares da Fendi em Roma. O mesmo arquiteto assina as lojas da Fendi, no mesmo estilo neoclássico romano na 5a avenida em NY e as lojas da Chanel em Hong Kong e Tokyo.
Enquanto isso a Daslu, constrói um prédio em estilo neoclássico destoando com a arquitetura local e cobrando para os não clientes a entrada no seu interior.
Um projeto esteticamente criticado e cujo projeto pouco acrescenta arquitetonicamente a cidade.
"A Daslu não é uma grande obra de criação, é uma cópia, e o luxo não é uma cópia, é o original. Proponho que eles criem outro conceito, que na próxima vez façam uma reflexão maior sobre o que pode significar o luxo hoje na cidade, o que é uma arquitetura ligada ao luxo. Creio que lá não existe qualquer intenção. Eles pegaram uma fórmula pronta, uma fórmula que serve para tudo, para templos, castelos. Isso é para a Disneylândia. Na Daslu, a comunicação e a arquitetura não estão de acordo com a imagem do luxo".
G. Lipovestsky
Não se pode esquecer a megastore da LV na esquina da Champs-Elysées com Av George V em Paris. O novo projeto inaugurado no fim do ano passado leva a assinatura de Eric Carlson.
E quais são os novos e bons projetos aqui no Brasil?
Já me falaram muito bem da loja Uma de Marcio Kogan em Higienópolis.

1 Comments:

Blogger Kebaz said...

Sim... há grandes edificios que por si só já vendem BASTANTE...
O da fendi em roma é abismal... e claro... o da LV em PARIS com malas gigantes na fachada é de tirar o folego a qualquer um...

9:11 AM

 

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