Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Saturday, August 26, 2006


A indústria do luxo, consciência ética,
marketing consciente e consumidor responsável.

Para muita gente falar sobre luxo e sobre privilégios e exclusividades pode parecer
(e de fato é...) em um país ainda miserável e desigual.
Para grande parte da população um prato nutritivo de comida ao dia, acesso aos serviços de saúde e uma educação digna ainda soam como luxo. E falar de vaidades e amenidades de preço inacessível agride a consciência moral e ética de muita gente. Concordo e sempre me questiono a respeito e não me eximo de mea culpa. Luto e espero que haja uma redução das desigualdades sociais, maiores oportunidades e acesso garantido a uma melhor qualidade e padrão de vida.
Ser ético, consciencioso e humano é um dever de qualquer cidadão virtuoso. Mas é um direito legítimo de cada um a liberdade de escolher como gastar seu dinheiro. A felicidade de cada um como diriam os liberais também pode ser a garantia da felicidade de uma maioria. A indústria do luxo alavanca a produção, cria empregos, movimenta a economia, em muitos casos promovendo o marketing responsável e cívico, o ecologismo e a conscientização social. Ela também promove o prazer, a fantasia, gratifica e concretiza aspirações. Precisamos deixar de falsos moralismos e desculpabilizar o luxo e ver nele o grande mal. O luxo sempre existiu em todas as sociedades e seu significado e função sempre variou de grupo para grupo.Desculpabilizar o prazer, promover o estímulo não só material e emocional e definir o prazer como princípio e finalidade na vida significa lutar pelas suas aspirações, satisfazer seus desejos e acreditar nos seus sonhos. Feliz a sociedade onde um número maior de homens durante sua existência puder se 'dar ao luxo de' ser feliz e se realizar, seja moral, espiritual ou materialmente.
A indústria do luxo não pretende fazer a revolução social, mas como diziam seus filósofos e defensores no século xviii, a grande produção de novos bens com maior sofisticação pode elevar a produção, os postos de trabalho, a especialização de milhares de trabalhadores, com salários mais justos e promover o desenvolvimento social. A indústria pode democratizar e o mercado criar acesso a uma série de bens como têm feito ao longo dos últimos séculos. A sofisticação do gosto eleva o padrão das escolhas, o grau de percepção artística e da qualidade.Gradativamente, percebe-se que os tradicionais consumidores de bens de mauior valor agregado, passam a exigir uma espécie de selo ou certificação de compromisso de responsabilidade social das empresas. Exige-se qualidade e respeito a natureza, a sociedade e ao consumidor. Estes consumidores mais críticos exigem mais sofisticação e qualidade, mas também sustentabilidade, conteúdos mais naturais, consciência e responsabilidade da indústria.
O compromisso com a sustentabilidade, com a preservação da natureza e a certificação da matéria prima e o controle ético e social da uso da mão de obra na confecção e produção do produto de luxo nas suas diversas fases. Uma vez que estes produtos custam mais e que tem um selo de qualidade na criação e na utilização dos materiais seria um requisito essencial que estas marcas se dispusessem a participar de projetos que envolvessem o equilíbrio ecológico, o respeito e a dignidade ético e social com os profissionais envolvidos e alguma forma de compromisso social, seja na área da educação e cultura, da sáude e
da promoção do bem estar social.
Como afirmou meu amigo Márcio Rafael,
estudioso do tema do Marketing de Responsabilidade Social
"Ainda que a tradição seja fator primordial para a construção de uma marca de luxo, ainda que comunicação, alto valor agregado, criação, identidade visual, estética, etc, sejam fatores decisivos e importantes para que o produto de luxo exista, cabe-me aqui, fazer duas perguntas a cada um de vocês:Vale um marketing de responsabilidade social, que agrega maior valor ao produto, levar as pessoas a comprarem de empresas que se preocupam com o bem social, de uma forma intensa e globalizada?A riqueza traz luxo e possibilidades infinitas. Será que alguém compraria algum artigo que traz status por causa das ações de marketing de responsabilidade social que essa empresa tem?Eu acredito no marketing preocupado com a Responsabilidade Social, ainda que diversas pessoas achem que isso é pura estratégia empresarial. Sendo ou não, o importante é que precisamos mesmo, é saber se as ações sociais prometidas pelas empresas que delas se utilizam, são verdadeiramente concluídas e que haja uma correta auditoria para a certificação de uma transparência, no mínimo necessária".
Estava lendo outro dia sobre um Projeto veja e achei muito bacana:
Lá neste site fala sobre a exposição de jovens criadores e designers brasileiros que expuseram em Marseille em dezembro no evento "Brazil, brazil, les objets de luxe?". Mostrando o respeito ao homem e ao meio ambiente e a criação a partir de materiais recicláveis e de recuperação de artistas inventivos e preocupados com questões muito próximas das pensadas pelos jovens criadores europeus. Fazendo sofisticação com simplicidade, é possível criar um outro paradigma para o luxo: responsabilidade social, sustentabilidade e respeito ao homem. Isso tudo sem esquecer o trabalho artesanal e inovador dos criadores.

1 Comments:

Blogger Kebaz said...

oi... gostei bastante deste texto em particular... Levanta questões morais e sociais, que sao totalmente indissociaveis dos luxos das sociedades modernas. principalmente a frase: "Mas é um direito legítimo de cada um a liberdade de escolher como gastar seu dinheiro.".
Quanto à ultima parte do texto onde se fala em criar objectos igualmente criativos com materiais reciclaveis. Penso que é interessante mas convem não esquecer que os artigos de luxo são cobiçados não so pelo status que algumas pessoas julgam poder atingir com o uso destes, mas também pela qualidade do produto em si, ou seja, a relação qualidade preço é mais importante que nunca nesta area.

Um abraço e continuação de um bom trabalho

6:28 AM

 

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