Novo espaço para se pensar e discutir a dinâmica do mercado e das marcas de luxo, dos produtos e serviços com alto valor agregado e para todos aqueles que se interessam pelos temas do consumo e novas tendências, moda e estilo, design, branding e marketing. O crescimento e a valorização do luxo é uma questão central do consumo contemporâneo e faltam especialistas e espaços para discutir este tema com seriedade.

Friday, September 15, 2006


Preços Relativos e Afinidades Eletivas
A sensibilidade do consumidor em relação ao aos preços dos artigos superiores mudou muito também. Se antes o luxo era a qualquer preço, de duas décadas para cá os consumidores avaliam os preços de forma menos irracional. Hoje, os preços dependem das afinidades eletivas e afetivas as marcas que sabem projetar sua identidade e conseguem interpretar de forma criativa e coerente estas identificações entre consumidor e produto e consumidor e marca.
No universo do luxo os 4 PS do mix de marketing estão mais do que nunca numa relação intima de interdependência e profundamente atrelados as lógicas, aspirações e desejos de seus clientes. Hoje estes novos consumidores e clientes do luxo interrogam quais os benefícios, os diferenciais e valores agregados a mais sobre este suplemento de valor.
O marketing e a publicidade diminuíram já faz algum tempo a distancia psicológica entre os produtos de luxo e os produtos médios. Hoje com as extensões verticais de marca, o marketing seduz ou amplia a escala de preços. Se a Mercedes ou a BMW, lançam modelos de luxo que variam até 15 vezes do menos caro ao mais inacessível, a Armani, por exemplo, cria sete linhas diferentes de roupas. Definem-se as linhas e os modelos de acordo com um repertorio estilístico diferenciado. O preço psicológico de antes, intuitivo ou arbitrário hoje é mais elaborado e identifica melhor os diversos clientes do luxo por acesso ou por estilos de consumo particulares.
Analisa-se a conjuntura econômica, o perfil cultural e identifica a soma que o consumidor esta disposto a pagar para se beneficiar de tal vantagem, tecnologia ou diferencial em relação à outra marca ou modelo da mesma empresa ou do concorrente.

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